Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O ÍNDICE DE PRONTIDÃO PARA TECNOLOGIA DE CLIENTES DE SITES DE COMPRAS COLETIVAS
Autor(es): FABIO VIANNA SARAIVA MONTEIRO
Colaborador(es): JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador
Catalogação: 25/MAI/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19571@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19571@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19571
Resumo:
A Tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, inclusive nas interações mercadológicas entre consumidores e clientes, o que pode gerar uma série de problemas caso estes consumidores não estejam preparados para esta interação. Este trabalho busca aplicar a metodologia de medição da prontidão para tecnologia desenvolvida por Parasuraman (2000) e Parasuraman e Colby (2001) para medir o nível de prontidão para tecnologia dos usuários de sites de compras coletivas. Esta metodologia utiliza dimensões chamadas de condutores e inibidores mentais para medir a propensão dos indivíduos a adotar produtos e serviços tecnológicos, que foram medidos neste trabalho através de uma pesquisa quantitativa feita com 139 respondentes,com uma escala desenvolvida no estudo original. Com o resultado obtido, foi realizada uma análise fatorial, para obter os fatores correspondentes às quatro dimensões da prontidão para tecnologia, e posteriormente foi feita analises de variância, com objetivo de identificar a diferença nos scores do TRI entre os grupos de respondentes, de acordo com seus hábitos de consumo online. Os resultados obtidos indicaram uma amostra com uma propensão a tecnologia relativamente maior em comparação ao estudo de Parasuraman (2000), apesar de não ter sido possível estabelecer diferenças estatisticamente significativas entre os grupos usuários e não usuários de compras coletivas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF