Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: O NOVO MARCO REGULATÓRIO DO PRÉ-SAL
Autor(es): FLAVIA WAEHNELDT ROCHA PIRES
Colaborador(es): FLAVIA DA COSTA LIMMER - Orientador
Catalogação: 10/ABR/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19406@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19406
Resumo:
A descoberta das reservas de petróleo na camada geológico do pré-sal fez com que o Brasil reconsiderasse a forma de explosão e administração das riquezas decorrentes da mesma. Assim, estamos diante da adoção de um novo regime regulatório no segmento petróleo - o regime de partilha de produção - já utilizado em diversos países. A Noruega ,apesar de também adotar o regime de concessão, utiliza mecanismos que estão sendo espelhados na construção do novo marco do pré-sal, como a empresa PPSA e o Fundo Social. O objetivo de reforma do marco regulatório foi alternativa encontrada para permitir que a nação passe a usufruir em maiores proporções dos recursos provinientes da exploração das reservas de petróleo. Portanto, para melhor compreensão do tema aqui exposto, se torno indispensável uma reflexão acerca dos aspectos positivos e negativos tanto do regime atualmente utilizado - concessão - quanto ao regime que se pretende adotar - partilha de produção. Está é a proposta.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF