Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ACEITAÇÃO DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO À INTERNET MÓVEL: APLICAÇÃO DO MODELO DE ACEITAÇÃO DE TECNOLOGIAS E OUTROS CONSTRUTOS
Autor(es): RENATA DIAS FERRAO LEVY DE SOUZA
Colaborador(es): JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador
Catalogação: 31/JAN/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19093@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19093@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19093
Resumo:
O número crescente de usuários da internet móvel e o rápido crescimento da receita originada pela oferta desse serviço demonstram que esse mercado é uma excelente oportunidade de negócio no Brasil. Esta pesquisa tem como objetivo estudar e entender quais as principais percepções, e identificar os fatores que promovem o uso da internet móvel por jovens brasileiros. Para tanto, é utilizada uma extensão do Modelo de Aceitação de Tecnologia, com cinco outros construtos que buscam retratar o contexto da internet móvel. Como forma de responder o objetivo final da pesquisa, foram coletados 305 questionários válidos. Os dados obtidos foram analisados por meio da modelagem de equações estruturais (SEM) e confirmam a maior parte das hipóteses elaboradas. Dentre as conclusões mais relevantes, destacam-se a atitude em relação à internet móvel como principal atributo que prevê a intenção de uso. Além disso, a atitude foi notadamente mais influenciada pela utilidade percebida do que diversão percebida e facilidade de uso percebida.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF