Título: | EFEITO DE REVESTIMENTO NA PERDA DE CARGA DURANTE O ESCOAMENTO INTERNO DE ÓLEOS PESADOS | ||||||||||||
Autor(es): |
MARCELO MANOEL DA SILVA |
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Colaborador(es): |
PAULO ROBERTO DE SOUZA MENDES - Orientador |
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Catalogação: | 18/JAN/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19000@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19000@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19000 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Óleos pesados são significativamente importantes no cenário brasileiro
e internacional, sendo sua principal característica a alta viscosidade e consequente
dificuldade de transporte. Esse tipo de petróleo possui características
reológicas viscoplásticas, e sob certas condicões ainda não muito bem conhecidas,
apresentam o fenômeno do deslizamento aparente ao escoar internamente,
tendo o potencial de reduzir substancialmente a perda de carga em
um escoamento. Neste trabalho foi investigado experimentalmente o deslizamento
aparente que ocorre em escoamentos de materiais viscoplásticos. Devido
a uma evidência experimental de que o grau de deslizamento depende
de duas propriedades físicas da superfície interna do duto, foram determinadas
também a rugosidade e a molhabilidade destas. Foi construída uma
planta experimental na qual era possível variar as placas (diferentes revestimentos
e rugosidades) que formavam as paredes do canal pelo qual o
fluidoera forçado a escoar, de forma a se obter a curva vazão x pressão para cada
tipo de revestimento. Estes escoamentos também foram simulados numericamente
supondo ausência de deslizamento. A comparação entre as curvas
experimentais e teóricas fornecem uma quantificação do deslizamento ocorrido
nos experimentos. Utilizamos um fluido a base de água e um
fluido à base de óleo. Foi observado que o deslizamento aparente, existente em escoamentos
de materiais viscoplásticos, se manifesta na faixa de baixas tensões
adimensionais e que os revestimentos possuem duas funções principais, a
da redução da rugosidade e a do aumento da molhabilidade, ambas com o
efeito de aumentar o nível de deslizamento e, consequentemente, reduzir a
perda de carga, diminuindo os custos operacionais.
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