Título: | MODELAGEM DE UMA VÁLVULA DE ALÍVIO DE MOLA UTILIZANDO A FORMULAÇÃO DE MALHA DE CONTROLE ASSOCIADA A UMA VÁLVULA DE CONTROLE | ||||||||||||
Autor(es): |
MARCELO DE SOUZA CRUZ |
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Colaborador(es): |
LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - Orientador LUIS FERNANDO GONCALVES PIRES - Coorientador |
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Catalogação: | 12/JAN/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18964@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18964 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A grande maioria dos dutos de transporte de petróleo e derivados no Brasil trabalha com válvulas de alívio no projeto dos seus sistemas de proteção. Desta forma, o perfeito dimensionamento e funcionamento destas válvulas são fundamentais para garantir a segurança de dutos de transporte, caso haja alguma condição anormal de operação que gere sobrepressões. Estas válvulas possuem o princípio de aliviar a pressão interna do duto caso a mesma ultrapasse um valor definido e calibrado na válvula. Desta forma, a válvula de alívio garante que o duto não seja submetido a pressões superiores às pressões de projeto, o que poderia levar a uma falha do duto e a um possível vazamento de produto para o meio ambiente.
Este trabalho propõe um estudo numérico a fim de modelar o comportamento dinâmico de válvulas de mola para alívio de pressão a partir da utilização de uma malha de controle associada a um atuador e a uma válvula de controle, tendo como base a formulação clássica de um sistema Massa-Mola-Amortecedor. Essa formulação foi implementada no programa de simulação de dutos Stoner Pipeline Simulator.
De posse de dados reais, obtidos a partir de uma bancada experimental instrumentada, foi possível validar os modelos desenvolvidos.
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