Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: APLICAÇÃO DE MAGNETÔMETROS GMI DE ALTA SENSIBILIDADE EM ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS DE ESTRUTURAS DE AÇO
Autor(es): RODRIGO VIEIRA CAMARA DE CASTRO
Colaborador(es): CARLOS ROBERTO HALL BARBOSA - Orientador
Catalogação: 20/DEZ/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18813@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18813@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18813
Resumo:
Pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Metrologia para Qualidade e Inovação e do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio têm desenvolvido magnetômetros GMI (Giant Magnetoimpedance) para diversas aplicações. Esse projeto busca a melhor forma de aplicar os magnetômetros GMI de alta sensibilidade em Ensaios Não Destrutivos (END) de estruturas de aço, visando à identificação de pequenas descontinuidades de material (defeitos) por meio da técnica MFL (Magnetic Flux Leakage). Os sensores GMI (fitas GMI), quando submetidos a campos magnéticos de baixa intensidade, variam intensamente o módulo, e também a fase, de suas impedâncias. Consequentemente, torna-se possível aplicá-los na identificação de pequenos defeitos como, por exemplo, trincas e pequenas perdas de espessura em chapas de aço, uma vez que, nessas descontinuidades, há vazamento de fluxo magnético (MFL) detectado pelos sensores. Neste trabalho, foi desenvolvido um estudo baseado em simulações computacionais, utilizando o software ANSYS Maxwell 3D, visando ao levantamento das características de curvas de campo magnético, que, causadas por trincas, excitam os transdutores GMI, para diferentes distâncias desses sensores em relação à chapa em inspeção. A análise e pós-processamento, no software MATLAB, dos dados advindos do modelo desenvolvido no ANSYS permitiram identificar a melhor configuração dimensional e eletromagnética, além do ponto ótimo de operação sobre as curvas de caracterização previamente conhecidas das amostras GMI.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF