Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: QUBITS E ENTROPIA: UMA ABORDAGEM QUÂNTICA DA TEORIA DA INFORMAÇÃO
Autor(es): GUSTAVO CASTRO DO AMARAL
Colaborador(es): WEILER ALVES FINAMORE - Orientador
GUILHERME PENELLO TEMPORAO - Orientador
Catalogação: 06/DEZ/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18770@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18770@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18770
Resumo:
A Teoria da Informação clássica, criada por Claude Elwood Shannon na primeira metade do século XX, permitiu a evolução das técnicas de comunicação através de um mais profundo conhecimento das caracteristicas de um canal de comunicação, além da imprescindível noção de Entropia. Ao substituir o ferramental clássico, utilizado atualmente nas comunicações, pelo ferramental quântico, qual seria o tipo de evolução que isso introduziria nas técnicas de comunicação? Através da análise da teoria quântica à luz da problemática da Teoria da Informação, procura-se entender e utilizar esse ferramental, no intuito de construir uma visão mais rica e abrangente das comunicações.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF