Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ALOCAÇÃO DE ATIVOS DE FUNDOS DE PENSÃO: ASPECTOS REGULATÓRIOS E FATORES ECONÔMICOS
Autor(es): RODRIGO DE SOUZA EMERY
Colaborador(es): WALTER NOVAES FILHO - Orientador
Catalogação: 20/SET/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18284@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18284
Resumo:
O sistema previdenciário brasileiro é composto por três grandes regimes: (i) o Regime Geral de Previdência Social (operado pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS), (ii) os Regimes Próprios de Previdência dos Servidores Públicos, e o (iii) Regime de Previdência Complementar. Os dois primeiros citados são operados por entidades públicas, o primeiro de filiação obrigatória para trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o segundo para os servidores públicos titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e Municípios. A Previdência Complementar, terceiro regime citado, possui caráter privado e tem o objetivo de proporcionar proteção previdenciária adicional ao trabalhador, possuindo assim caráter facultativo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF