Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PROBLEMA DE AGENCIA EM EMPRESAS DE CAPITAL FECHADO E ABERTO E O CASO BTG PACTUAL
Autor(es): PEDRO DE GODOY BUENO
Colaborador(es): VINICIUS DO NASCIMENTO CARRASCO - Orientador
Catalogação: 16/SET/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18268@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18268
Resumo:
No passar das últimas três décadas muito interesse tem se voltado para governança corporativa. À medida que as grandes corporações norte-americanas foram diluindo seu capital e a figura do acionista controlador foi se tornando mais escassa, o acionista e administrador ficaram cada vez mais distantes. Este fenômeno trouxe diversas mudanças para o funcionamento interno destas firmas. O acionista é, por definição, o proprietário da firma e consequentemente é o maior interessado em seu sucesso. No entanto, frequentemente não é o acionista, ou principal, que será o responsável por atingir o resultado. Neste caso, os acionistas não cuidam diretamente da gestão da companhia, para isso eles contratam os executivos. Este grupo, os agentes, será responsável pela tomada de decisão dentro da empresa e de seu funcionamento no dia a dia. Surge o problema de agente-principal entre executivos e acionistas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF