Título: | ARGENTINA: POLÍTICAS ECONÔMICAS E MERCOSUL | ||||||||||||
Autor(es): |
MARCIO NERY COSTA NETO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ELIANE GOTTLIEB - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 16/SET/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18264@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18264 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O livre comércio está diretamente ligado a uma eficiência maior dos mercados, aos ganhos dinâmicos de uma economia, com escala de produção e aprendizado. Com esse intuito foi criado o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), após um longo percurso e seguidos acordos. O processo de integração entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai teve seu início marcado pela aproximação destes dois primeiros países, por sua localização geográfica e interesses comuns.
O primeiro passo, a Ata de Foz do Iguaçu, foi dado em 1985, pelos presidentes José Sarney, do Brasil, e Raul Alfonsín, da Argentina. Seguiram-se a Ata para a Integração Argentino-Brasileira em 1986, o Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento de 1988, a Ata de Buenos Aires de 1990, e por fim, o Tratado de Assunção que em 1991, incorporou o Paraguai e o Uruguai, constituindo o MERCOSUL.
|
|||||||||||||
|