Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: EVOLUÇAO RECENTE DO MERCADO DE CRÉDITO NO BRASIL E A EXPANSÃO DO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO
Autor(es): KARINNE MAGALHAES MENESES
Colaborador(es): MARIA DE NAZARETH MACIEL - Orientador
Catalogação: 15/SET/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18251@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18251
Resumo:
Aborda a evolução do mercado de crédito brasileiro na última década, através da análise do desempenho das instituições financeiras no Sistema Financeiro Nacional, trajetória do spread bancário e incentivo ao crédito consignado, destacando o amadurecimento das cooperativas de crédito e a expansão com enfoque no crédito produtivo para estimular atividades produtivas e atender às populações mais pobres. As cooperativas de crédito revelaram maior movimentação financeira na última década, apresentando uma tendência para a eficiência de gestão, porém apresentam uma reduzida participação no crédito ao setor privado. A competitividade com os bancos e a pressão sobre o spread são analisadas para apontar o custo de captação de empréstimos mediante as taxas de juros praticadas por cada uma das modalidades de crédito. A criação de instrumentos legais para fortalecer o ramo do cooperativismo é entendida como um mecanismo impulsionador do empreendedorismo e facilitador no acesso dos serviços financeiros às pessoas desprovidas de recursos por intermédio do microcrédito, além de fortalecer os setores produtivos, não restritos à atividade agrícola.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF