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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: EXPERIMENTOS DE CONTROLE DE VELOCIDADE E POSIÇÃO UTILIZANDO O KIT DATAPOOL DE SERVOMECANISMOS
Autor(es): JORGE ALBUQUERQUE LIMA DELL UOMO
Colaborador(es): ANA MARIA BELTRAN PAVANI - Orientador
Catalogação: 03/MAI/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17400@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17400
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo, estudar o modo de funcionamento e operação do Kit de servomecanismo DataPool Modelo 2208 (primeira etapa). A partir dos conhecimentos em circuitos elétricos e controle de sistemas demos início à segunda etapa do projeto. Elaboramos quatro experimentos didáticos para serem realizados nas aulas práticas do laboratório da disciplina de Controle e Servomecanismos, cujos títulos e justificativas são: experimento 1 – Sistema de malha aberta, objetivando a familiarização do aluno com o Kit Datapool e observar como um sistema reage ao distúrbio sem nenhum tipo de controle; experimento 2 – Controle de velocidade angular, utilização de um controlador PID físico e observar como o sistema reage a este controlador; experimento 3 – Controle de posição angular, utilização de outro controlador PID físico e observar como o sistema reage a este controlador e finalmente o experimento 4 – Controle de velocidade e posição com aquisição de dados, pela interface de um sistema de aquisição de dados (SAD) observar os controles anteriores (experimento 2 e 3) por um controlador PID digital, o que possibilita a manipulação e alteração dos dados do controlador, como os seus ganhos. Conseguimos pôr em prática os experimentos elaborados, observando o quanto este projeto agregou em conhecimento aos alunos que puderam ter a oportunidade de relacionar com facilidade os aprendizados teóricos com as observações práticas de sistemas físicos.
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