Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: CAUSAS DO AUMENTO DA TAXA DE FORMALIDADE NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO
Autor(es): VICTOR ALVARENGA MARTINS DA COSTA
Colaborador(es): ANTONIO MARCOS HOELZ PINTO AMBROZIO - Orientador
Catalogação: 25/ABR/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17348@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17348
Resumo:
O Brasil viveu um duro período na década de 80, a década perdida. Os diversos planos econômicos lançados não foram eficientes no combate a inflação, que continuava em níveis danosos para a economia e consequentemente para a população. Apesar disso, o nível de informalidade da economia se mantinha a uma taxa relativamente estável, girando em torno dos 30% da população ocupada. Somente no governo Itamar Franco, tendo Fernando Henrique Cardoso como seu Ministro da Fazenda, que se deu início ao bem-sucedido Plano Real, trazendo a desejada estabilidade de preços em 1994. Mesmo em um período de estabilidade econômica e de preços, o grau de informalidade, que já era elevado, passou por um processo de crescimento jamais visto, totalizando um aumento de 10% ao final da década.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF