Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AS MISSÕES DOS MONEY DOCTORS NA AMÉRICA LATINA: 1923-1933
Autor(es): ANDREIA FERREIRA RIBEIRO
Colaborador(es): MARCELO DE PAIVA ABREU - Orientador
Catalogação: 15/ABR/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17300@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17300
Resumo:
É importante dizer que no início da década de 1920 ter de volta a relativa estabilidade financeira do padrão ouro era o desejo de muitos países. Em 1922, em uma conferência em Gênova, um grupo de nações, incluindo Grã-Bretanha, França e Japão, firmou um acordo que incluía o retorno geral ao padrão ouro e a cooperação entre os bancos centrais, visando objetivos externos e internos. Como reconhecido que a disponibilidade global de ouro poderia ser inadequada para atender às demandas dos bancos centrais por reservas internacionais, a Conferência de Gênova sancionou um padrão câmbio-ouro parcial, no qual países menores poderiam reter como reservas as moedas de vários países do centro do sistema, cujas próprias reservas internacionais consistissem totalmente em ouro. Os money doctors norte-americanos dominaram grande parte da América Latina, e o nome de Kemmerer tornou-se sinônimo de missões financeiras dos Estados Unidos. Entretanto, outros países, como o Brasil e a Argentina, preferiram doutores britânicos como Otto Niemeyer. A concentração de money doctors norte-americanos na costa ocidental da América Latina, e de britânicos na costa oriental, era explicada pela relativa importância dos empréstimos em dólares norte-americanos e em libras para o setor público nestas duas sub-regiões.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF