Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: TAXAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS NÃO-RENOVÁVEIS: LIÇÕES DA AUSTRÁLIA PARA MINÉRIO DE FERRO
Autor(es): GEISON LEONINO DE SOUZA FERREIRA
Colaborador(es): MARCELO DE PAIVA ABREU - Orientador
Catalogação: 13/ABR/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17275@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17275
Resumo:
O Ferro é um dos elementos mais abundantes do planeta, porém muitas das formas que são encontradas na natureza não são economicamente viáveis para a exploração comercial. Assim, as formas exploradas mais comuns estão na forma de óxidos, como: a hematite Fe2O3 (70%Fe); goethite Fe2O3·H2O (63% Fé); limonite 2Fe2O3·3H2O (60%Fe) e a magnetite Fe3O4 (72% Fe). Esses óxidos são encontrados em formações ferríferas, isto é, áreas que concentram as rochas sedimentares das quais podem ser extraídas o minério de ferro. Apesar dessas formações serem encontradas em todos os continentes, as formações que têm um alto grau de teor de minério de ferro, o tipo que interessa para siderurgia, se encontram em poucos países.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF