Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: FUSÕES E AQUISIÇÕES NO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO: O CASO ITAÚ-UNIBANCO
Autor(es): ANDRE DIAS FERRAO LEVY DE SOUZA
Colaborador(es): JOAO MANOEL PINHO DE MELLO - Orientador
Catalogação: 13/ABR/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17268@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17268
Resumo:
O número de fusões e aquisições no Brasil vem crescendo de forma constante. Isso também é visível no setor bancário. Esse trabalho busca estudar especificamente a fusão Itaú-Unibanco, anunciada em novembro de 2011. Pretende-se analisar como as fusões e aquisições geram concentração de mercado. Posteriormente analisarei como os reguladores dos Estados Unidos, União Europeia e Brasil reagem a esse tipo de operação no setor bancário. Após, serão apresentados dados sobre a reação das empresas as fusões, no curto e no longo prazo. Finalmente realizarei testes empíricos para observar se houve aumento de poder de mercado no setor bancário em decorrência da fusão. Também será observado como o mercado de ações reagiu ao anuncio da fusão entre o banco Itaú e o Unibanco, analisarei se a fusão criou ou destruiu valor para os acionistas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF