Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O DINAMISMO DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA NO CENÁRIO NACIONAL E INTERNACIONAL
Autor(es): VITOR CABRAL PONTES DE CARVALHO
Colaborador(es): ELIANE GOTTLIEB - Orientador
Catalogação: 11/ABR/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17261@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17261
Resumo:
A petroquímica é sem dúvida o setor mais importante da indústria química brasileira. Seus produtos tem um alcance surpreendente, sendo usados como insumos em diversos ramos da indústria nacional. Tentar listar todos os setores que utilizam na sua linha de produção algum produto original da petroquímica não é complicado, já que a maioria dos produtos de uso diário no mundo moderno tem algum insumo originário dessa indústria. A indústria petroquímica brasileira atingiu no ano de 2009 um faturamento líquido estimado de 31,4 bilhões de dólares, o que representou 65% do total dos 48,3 bilhões de dólares gerados pela totalidade dos produtos químicos de uso industrial. Para se ter uma idéia do peso que isso representa na economia nacional, de acordo com os dados divulgados pela Abiquim1, a indústria química brasileira geral (que engloba os produtos químicos de uso industrial, farmacêuticos, higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, adubos e fertilizantes, defensivos agrícolas, sabão e detergentes, tintas, esmaltes, vernizes e fibras), faturou no ano de 2009, um total de 103,3 bilhões de dólares, montante suficiente para alcançar a terceira maior participação do PIB industrial [IBGE-PIA Empresa], assim como a 8a colocação no ranking da indústria química mundial. No total desta indústria, 46,8% corresponderam aos produtos químicos de uso industrial, enquanto que se considerada apenas a indústria petroquímica, esta apresenta uma participação de 30,4% [Abiquim (2009)].
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF