Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O BNDES DE GEISEL E O DE LULA
Autor(es): DEBORA ANGELEAS SCHECHTMAN
Colaborador(es): LUIZ ROBERTO DE AZEVEDO CUNHA - Orientador
Catalogação: 05/ABR/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17206@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17206
Resumo:
Esse estudo pretende analisar o papel do BNDES na economia do Brasil durante dois períodos distintos. O primeiro deles é o Governo de Geisel na década de 70, onde o Brasil acabava de sair de um período de milagre econômico e era preciso manter a economia funcionando para evitar uma recessão. Nesse contexto, o governo instituiu o II PND (II Plano Nacional do Desenvolvimento) que buscava incentivar determinadas empresas do setor de bens de capital em meio a um processo de substituição de importações. O BNDES teve papel fundamental no sucesso do Plano, pois ele foi o grande financiador dos investimentos nesses setores. O segundo período analisado é o governo Lula. Já que o Brasil não tinha altas taxas de investimento há algumas décadas, para fazer com que o país crescesse, principalmente em meio a uma crise financeira internacional, era preciso criar mecanismos que aumentassem o investimento. Mais uma vez, sem o BNDES isso não seria possível. O Banco, atualmente, é responsável por enormes aportes na economia em setores de infra-estrutura e na internacionalização de empresas. Desse modo, esse estudo tem como objetivo comparar os dois períodos e analisar a participação do BNDES em cada um dos governos para identificar semelhanças, diferenças e quais erros que foram cometidos no passado para que não se repitam.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF