Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A RELAÇÃO ENTRE TAXA DE INVESTIMENTO E O SALDO EM CONTA CORRENTE E A APLICAÇÃO DO PARADOXO DE FELDSTEIN-HORIOKA
Autor(es): THIAGO DE ANDRADE MACHADO
Colaborador(es): MARCIO GOMES PINTO GARCIA - Orientador
Catalogação: 04/ABR/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17196@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17196
Resumo:
O presente trabalho analisa a relação entre a taxa de investimento doméstico e o saldo em conta corrente para um grupo de países, incluindo o Brasil, e verifica se para esses países, piores saldos em conta corrente são acompanhados por maiores taxas de investimento interno. Feito isso, analisa-se a relação entre a taxa de investimento interno e a taxa de poupança doméstica para verificar a aplicabilidade do paradoxo de Feldstein-Horioka para os mesmos países e analisar se a fonte de financiamento dos investimentos internos vem, em sua maioria, da poupança interna ou da poupança externa. Em seguida, analisam-se possíveis particularidades da economia brasileira frente aos outros países analisados diante dos resultados obtidos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF