Título: | EVOLUÇÃO DO MERCADO DE FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS: DEMANDA EM FUNÇÃO DA VARIAÇÃO DA TAXA DE JUROS E DO PRAZO DE FINANCIAMENTO | ||||||||||||
Autor(es): |
SANDRA DECCACHE MARTINS |
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Colaborador(es): |
JOAO MANOEL PINHO DE MELLO - Orientador |
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Catalogação: | 04/ABR/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17195@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17195 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
No dia 25 de novembro de 1891 nasceu o mercado automobilístico brasileiro, foi
nesta data que desembarcou o primeiro automóvel no Brasil, adquirido pelo então
jovem Alberto Santos Dumont, que mais tarde seria conhecido como o Pai da Aviação.
O carro era um Peugeot, com motor Daimler a gasolina de 3,2cv e dois cilindros em V.
Foi comprado por 6.200 francos franceses e circulou pelas ruas de São Paulo. Já o
primeiro carro fabricado em terras brasileiras foi um Romi-Isetta, produzido pelas
indústrias Romi na cidade de Santa Bárbara d’Oeste no interior Paulista.
Desde então, esta indústria cresceu e se espalhou por todo Brasil e grande parte
deste crescimento é mais recente, de acordo com dados do RENAVAM, o número de
veículos licenciados no Brasil em 1998 era de 24,4 milhões, dez anos depois, em 2008,
esse valor havia mais que dobrado para incríveis 54,4 milhões. De acordo com o último
relatório anual publicado pela ANEF 1(Associação Nacional das Empresas Financeiras
das Montadoras) o aumento na carteira de veículos financiados nos últimos cinco anos
foi de 270% (com uma taxa média anual de crescimento de 30%). As taxas médias
anuais por sua vez, que em 2004, estavam no patamar de 1,99% a.m. passaram para
1,42% a.m. Os prazos médios tiveram um aumento de 23%, passando de 34 meses para
42. Tudo indica que tanto as taxas quanto o aumento do prazo de financiamento tiveram
um papel importante no crescimento da demanda. O que precisa ser melhor
compreendido é o efetivo impacto das variáveis em questão no crescimento das vendas
de veículos.
Com os números do crescimento do mercado de financiamento de
veículos em mente, parece haver clara correlação entre a redução das taxas de juros e do
aumento do prazo de financiamento com o crescimento da demanda por veículos. O
consumidor brasileiro em geral, é insensível à taxa de juros, fazendo apenas a conta
da parcela. Se o valor da mesma couber no seu orçamento mensal, há uma predisposição
para a assunção da dívida.
É sabido também que a queda da taxa de juros e o aumento do prazo de
financiamento têm influências isoladas. Ao simular um financiamento de R$ 25 mil
reais em 2004 e o mesmo valor para o ano de 2009, utilizando os prazos e taxas médias
daqueles anos, tem-se que as taxas contribuíram para uma queda de 9% no valor da
parcela média, os prazos para uma diminuição de 14%, porém, ambos fazem com que a
mesma caia em 32%.
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