| Título: | SUBSÍDIOS IMPLÍCITOS NA AÇÃO DO BNDES PÓS-TJLP | ||||||||||||
| Autor(es): |
MARIANO VIEIRA LIMA |
||||||||||||
| Colaborador(es): |
MARCELO DE PAIVA ABREU - Orientador |
||||||||||||
| Catalogação: | 01/ABR/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
| Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
| Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
| Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17183@1 |
||||||||||||
| DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17183 | ||||||||||||
| Resumo: | |||||||||||||
|
O BNDES é uma importante instituição do Sistema Financeiro Nacional, fundado em 1952, por meio da Lei nº 1628 de 20 de junho desse ano, e então nomeado BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico), durante o segundo mandato de Getúlio Vargas à frente da Presidência da República. Desde então a instituição “tem sido um dos principais instrumentos de execução da política de investimentos do governo” (NAJBERG, 1989) – citação antiga, mas de indubitável validade atualmente – de forma que tem incontestável importância na história do desenvolvimento econômico brasileiro.
Inicialmente focado no apoio a empreendimentos do setor público, o BNDES foi gradualmente se voltando ao apoio do setor privado. Já em 1968, a colaboração financeira ao setor privado representava a maior parte do total.
O banco surgiu num cenário em que os esforços do Estado estavam voltados à resolução do impasse do financiamento de projetos importantes de infraestrutura nacional. Os recursos externos disponíveis durante a Segunda Guerra Mundial para projetos como os da Companhia Siderúrgica Nacional (Volta Redonda) e Companhia Vale do Rio Doce praticamente cessaram após o conflito, quando se voltaram à reconstrução da Europa (Plano Marshall). E o sistema financeiro nacional não era capaz de direcionar a poupança para o funding dos necessários projetos de longo prazo. Essa deficiência permanece atualmente e, em parte, justifica a existência do BNDES.
|
|||||||||||||
|
|||||||||||||