Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A EVOLUÇÃO DO MERCADO IMOBILIÁRIO BRASILEIRO E O CONCEITO DE HOME EQUITY
Autor(es): BIANCA MARA DA COSTA FARIAS
Colaborador(es): VINICIUS DO NASCIMENTO CARRASCO - Orientador
Catalogação: 31/MAR/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17169@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17169
Resumo:
O crédito imobiliário é um dos fatores chaves para o crescimento econômico de um país. Com ele as pessoas têm acesso à moradia e à construção de seu patrimônio, o que também resultará no patrimônio nacional. Nos últimos anos está havendo recuperação do financiamento imobiliário no Brasil, apesar de em alguns momentos parecerem difíceis. O que será visto neste estudo será um pequeno cenário do que vem acontecendo no Brasil. Segundo o Banco Mundial, menos de 2% do PIB brasileiro é representado pelo crédito imobiliário, isso mostra o quanto o Brasil está pouco desenvolvido, já que um país como a Espanha tem 46% do seu PIB em crédito imobiliário. Após mais de 15 anos de estabilização da moeda e da economia brasileira iniciada com o Plano Real, temos hoje juros e inflação controlados e uma grande melhora na qualidade de vida da maioria dos brasileiros, seja no crescimento da renda e na quantidade de emprego assim como também nas melhores condições básicas que a maioria pode usufruir. O trabalho visa mostrar um pouco da evolução e do desenvolvimento do setor imobiliário no país e analisar algumas mudanças na regulamentação. Esse estudo foi dividido em 6 capítulos. O primeiro capítulo é esta introdução. O segundo trata sobre a evolução do mercado imobiliário brasileiro e seus sistemas, o SFH e SFI. Aborda também um pouco a história dos sistemas e algumas mudanças institucionais. O terceiro capítulo é sobre oferta e demanda do mercado e uma visão geral sobre ele. Traz alguns números desse mercado, e fala um pouco sobre seu tamanho e algumas características de sua estrutura. O quarto trata especificamente de Home Equity e suas especificidades e regulamentações. Mostra algumas diferenças entre estes produtos e alguns outros, além de mostrar como o mercado vem se comportando e as garantias necessárias para sua existência, assim como possíveis vantagens que a operação tem sobre outras. O quinto é a conclusão desse trabalho e faz uma pequena revisão de tudo que foi apresentado ao longo da pesquisa. O sexto e último traz toda a bibliografia usada para fazer as análises, e todos os textos que foram utilizados como referência.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF