Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DESIGN E GASTRONOMIA : O LIVRO DE RECEITAS
Autor(es): MATEUS RODRIGUES FURTADO
Colaborador(es): JOAO DE SOUZA LEITE - Orientador
ENRIQUE RAUL RENTERIA GUERRERO - Orientador
Catalogação: 11/MAR/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17056@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17056
Resumo:
A gastronomia é um dos traços culturais mais marcantes de um povo. Está presente na literatura, no cinema, nas artes, no jornalismo, no design e em tantas outras manifestações culturais. O que me levou a tratar desse tema foi em primeiro lugar meu próprio interesse pelo assunto, e o meu fascínio pelos livros de receitas. Os livros de receitas são (ou pelo menos são para mim) objetos de desejo. Quase sempre edições muito bem cuidadas, com fotografias belíssimas e diagramação impecável. Porém eu me ponho diante das seguintes questões: será o livro de receita teve sempre esse aspecto? Ou por que há um cuidado tão grande com a visualidade desses objetos? Minha proposta foi fazer um estudo do objeto livro de receitas, usando todas as mídias das quais eu conseguir dispor. O projeto se caracteriza como um projeto de design, pois meu objeto de estudo é um produto do design. Em primeiro lugar fiz uma pesquisa bibliográfica, buscando autores que por ventura tenham tratado do assunto. Depois fui à caça dos livros de receita, tanto em bibliotecas como com amigos e conhecidos. Feito isso fiz uma analise gráfica do conjunto deles, tendo o foco da análise voltado para as perguntas acima feitas. Finalmente fiz o projeto gráfico de um livro de receitas amparado pelas conclusões obtidas no estudo descrito acima.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF