Título: | MATERIAL DE APOIO PARA TERAPIAS | ||||||||||||
Autor(es): |
LIVIA NOVAES DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
LUIZA NOVAES - Orientador |
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Catalogação: | 10/MAR/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17049@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17049 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A comunicação oral e escrita são essenciais para a expressão das idéias e por conseqüência para a interação com outros indivíduos e para o desenvolvimento das pessoas. Mas, e quando não é possível a comunicação por meio da fala, da escrita ou nem mesmo por meio de gestos? Como traduzir as nossas vontades e necessidades?
A Comunicação Alternativa foi desenvolvida para ajudar a crianças deficientes a se comunicar por meio de pranchas de comunicação. É uma técnica que utiliza imagens e símbolos ajudando fonoaudiólogos e terapeutas no tratamento de crianças deficientes. Nesse tratamento a imagem é fundamental para o desenvolvimento das crianças e de sua interação com as pessoas. Assim, um dos objetivos dessa terapia é possibilitar a comunicação através de imagens que essas crianças identificam e utilizam como linguagem. A comunicação é feita por meio de pranchas com símbolos gráficos (pictogramas) que são associadas a uma atividade, sentimento ou lugar.
O Boardmaker, software que é utilizado para produzir as pranchas de comunicação, é importado. Além do alto custo o material não atende aos padrões culturais do Brasil, visto que as imagens são próprias da nação de origem (Estados Unidos).
Os desenhos pictográficos encontrados nas pranchas não são adequados à percepção dessas crianças na terapia. As formas são confusas e sem objetividade, o que atrapalha no avanço do tratamento para que seja eficaz.
Assim o meu projeto busca produzir um material de apoio que proporcione uma melhora na perspectiva dessas crianças de se fazer entender por meio dessa linguagem pictográfica.
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