Título: | SÍMBOLO DE GÊNERO: ANALISES DE APRESENTACOES GRAFICAS DO FEMININO E MASCULINO | ||||||||||||
Autor(es): |
FERNANDA DE FARIA MELLO SILVA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
SIMONE CARVALHO DE FORMIGA XAVIER - Orientador ANGELO ALLEVATO BOTTINO - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 02/MAR/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17023@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17023 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este projeto apresenta a conclusão ilustrada sobre o estudo de símbolos de gênero. Através da análise
de signos do feminino e do masculino, este permeia sobre conceitos tais como gênero e sexo, signos na semiótica peirciana e questões gráficas da criação de símbolos. Gerando indicações sobre quais preocupações devem ser levantadas na criação destas imagens este projeto demonstra como o
designer deve estar consciente do papel de imagens de diferenciação.
O produto final, através de um livro busca unir os conceitos abordados em meu estudo à malha gráfica e demais escolhas práticas. A gride e pesos das fontes foram baseadas na proporção de Fibonacci, por se tratar de medidas que podemos encontrar na natureza, inclusive no corpo humano; a escolha das fontes buscou identificar uma fonte feminina e outra masculina, (criada por mulheres e homens); e a s cores também encontram o feminino e masculino no uso de variações de rosa e azul.
|
|||||||||||||
|