Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DESIGN: SUPÉRFLUO OU NECESSÁRIO
Autor(es): CAROLINA GALINDO COELHO DE AZEVEDO
Colaborador(es): CARLOS DELANO RODRIGUES - Orientador
Catalogação: 02/MAR/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17022@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17022
Resumo:
Tendo em vista que a maioria das micro e pequenas empresas que abrem em nosso país são criadas sem um planejamento de identidade consistente, resolvi projetar um informativo, direcionado a estes empresários, o qual passasse noções gerais de marca e planejamento estratégico. Com um conteúdo bem simples e objetivo, pretendo passar a estes pequenos empresários o que o branding pode trazer de benefício para a sua empresa, assim como o real papel do design como diferencial competitivo no mercado. A maior parte destes empresários seguem seus instintos para tocar seus negócios, e através deste informativo pretendo mostrar a diferença entre intuição e planejamento, que resultam na diferença entre um negócio e uma marca. Faço isso explicando que cada ponto de contato com o público alvo tem sua grande importância para a percepção de uma marca, e são eles que formarão a imagem da empresa perante seu público. Apresento também exemplos nos quais se vê nitidamente a teoria em prática; e escrevo de forma bem informal e direta, para que haja uma familiarização do meu público leitor com o assunto abordado. O objeto final resulta num informativo de 32 páginas, que foram diagramadas levando em consideração estes pequenos empresários. O título DESIGN- Supérfluo ou Necessário?! e sub-título Entenda o papel do design no seu negócio foram escolhidos de forma que atraíssem o público leitor que por mais que queiram sempre diferenciais para seu negócio, acabam deixando o design como um dos últimos da lista. A intuição pode ser uma grande aliada, mas sem um planejamento estratégico, ela perde a força que tem. A realização deste projeto com certeza me acrescentou muito aprendizado sobre o tema. Tema este que quero continuar estudando e pretendo aplicá-lo efetivamente em projetos na minha vida profissional.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF