Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: CRIATIVIDADE ORGANIZADA
Autor(es): BERNARDO ANDERSON MUNRO TAUSZ
Colaborador(es): IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - Orientador
Catalogação: 25/FEV/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16976@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16976
Resumo:
A partir de uma necessidade detectada num plano pessoal e familiar, minha proposta amplia os horizontes e passa a abranger um segmento da sociedade. Inicialmente percebi que um familiar bem próximo tinha uma extrema habilidade artística e muita criatividade. No entanto, essa habilidade poderia ser melhor aproveitada, pois é demonstrada através de desenhos, pinturas e esculturas feitas apenas como hobby. Analisando a situação por um lado mais comercial não entendi porque aquelas obras não estavam à venda, pois seu potencial era claro. Decidi então, desenvolver o projeto com pessoas que possuem habilidades artísticas e que realizam seus trabalhos como hobby. Estes trabalhos poderiam ser levados ao público e conseqüentemente trazer algum tipo de retorno, que poderia vir de três maneiras: reconhecimento, valorização e ou remuneração. A partir daí meu projeto começou a se desenvolver e durante a fase de pesquisas estudei movimentos onde os artistas abriam as portas de seus ateliês para a visitação ao público, a fim de entender como acontecia a comunicação desses lugares. Constatei que o contato do artista com o visitante e sua reação ao que vê são considerados dois pontos fortes tanto para os organizadores do evento quanto para os artistas e visitantes. Estes manifestam muito interesse pelo que está exposto e querem saber como é feito, além de ficarem encantados por conhecerem o local de trabalho do artista. Também durante minha pesquisa conheci um lugar muito interessante, a Vila dos Artistas, no Jardim Botânico. Este lugar possui artistas que se unem com os objetivos de criar, aprender, se promover e, é claro, estar num ambiente onde se respira arte. É a união que faz a força. A Vila dos Artistas é uma pequena vila onde moravam trabalhadores das indústrias e comércio da região, já que no início o Jardim Botânico era uma bairro industrial. Atualmente não resta ninguém daquela época e os atuais donos da vila só alugam as casinhas para artistas fazerem de lá o seu ateliê. Percebi, então, a oportunidade de contar a história da Vila dos Artistas, dando ênfase aos artistas, seus ateliês e sues trabalhos. Portanto, pretendo contar através de um livro, a história deste lugar. Tentarei ao máximo apresentar para o leitor, onde e como o artista trabalha, trazendo-o para dentro da Vila. Desta maneira, o leitor irá se sentir atraído pelo lugar e ficará com vontade de conhecê-lo. O livro não pretende de maneira alguma substituir a visita, pelo contrário, pretende estimular sua realização.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF