Título: | COMO SER UM VERDADEIRO HERÓI | ||||||||||||
Autor(es): |
ANDRE HACK KURBAN BERNARDO WARMAN RAFAEL DE OLIVEIRA AFFONSO |
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Colaborador(es): |
MARIA CLAUDIA BOLSHAW - Orientador |
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Catalogação: | 23/FEV/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16945@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16945 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O tema deste trabalho é o estudo comportamental dos heróis através da arte seqüencial.
Visto que a aceitação destes heróis quase nunca é questionada e as pessoas geralmente sequer
sabem por que se identificam com tais personagens. Os próprios criadores dos heróis muitas vezes
não entendem o motivo pelo qual as fórmulas tão repetidas ainda fazem tanto sucesso. Esta foi a
primeira lacuna que identificamos.
Percebemos, então, uma oportunidade de projeto: apresentar o conceito do herói típico através de
uma linguagem seqüencial e de uma forma mais assimilável pelos habituais consumidores de
super-heróis. Afinal, para atingir fãs e criadores (roteiristas, desenhistas, animadores) da arte
seqüencial, não há nada melhor que esta própria mídia para transmitir os conceitos que queríamos.
Portanto, o objetivo de nosso trabalho é estudar o gênero do super-herói e criar um projeto em arte
seqüencial que relate a pesquisa realizada.
O projeto se justifica na medida em que contribui com um novo registro sobre a figura do herói
utilizado no mercado ocidental.
Nosso projeto teve a duração prevista de um ano e pode ser dividido em 4 grandes fases ou
momentos.
No primeiro momento, foi realizado o levantamento de dados, que consta de uma pesquisa
bibliográfica e de uma análise de similares. Durante a pesquisa, apesar da dificuldade em encontrar
a bibliografia que nos foi recomendada, lemos alguns livros que abordavam o tema do herói sob os
pontos de vista da mitologia, da filosofia, da psicologia, da sociologia, da literatura e do desenho
artístico. Já na análise de similares, não encontramos maiores obstáculos, pois assistimos a
desenhos animados com freqüência e lemos e colecionamos histórias em quadrinhos há bastante
tempo.
No segundo momento, voltamos nossa atenção para a elaboração de um roteiro que servisse a
qualquer mídia seqüencial. Decidimos quais os conceitos que vimos durante a pesquisa seriam
incluídos no roteiro e discutimos de que forma eles poderiam ser transmitidos ao público. Optamos
por uma narrativa metalingüística de gênero cômico e, desta forma, geramos um story-line,
escrevendo, por fim, o roteiro definitivo.
O terceiro momento foi dedicado ao design do herói da nossa história já com base na mídia que
utilizaríamos em nosso produto final. Fizemos estudos de sua aparência física, de suas roupas, de
seu nome e até do símbolo que ele usaria.
Já no quarto e último momento, nos debruçamos sobre o processo de animação. Planejamos o
storyboard, desenhamos os cenários, fizemos um estudo de animação e criamos a animação em si.
Terminada a animação, exibimo-la no Núcleo de Produção Virtual da TV Globo e ficamos
extremamente satisfeitos em saber que ela cumpriu o seu objetivo.
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