Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: NO COMPASSO DAS CORES: UM EXPERIMENTO MUSICAL
Autor(es): LILIANA BASTOS LOUREIRO
Colaborador(es): CRISTINE NOGUEIRA NUNES - Orientador
Catalogação: 23/FEV/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16938@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16938
Resumo:
Este trabalho propõe-se a investigar possibilidades de impregnação mútua entre Design e Música. Mais precisamente: como o Design pode vir a interferir na música, concedendo-lhe uma expressâo visual. A partir dos conceitos e da base teórica da comunicação visual, desenvolvo um projeto que pretende contribuir para aprimorar o trabalho de interpretação musical que vem sendo realizado no Coral Altivoz da UERJ. A escolha desse tema teve origem em minha experiência com ambos os campos citados. Paralelo ao curso de Desenho Industrial na PUC-Rio, estudei técnica vocal e tenho participado desde 98 do núcleo de canto coral da UERJ Coral Altivoz - que me proporcionou par ticipar do Festival 500 Sharing the voices, no Canadá. Durante o workshop do maestro finlandês Pojola, cujo trabalho de destaque volta-se para corais infantis, tive a inspiração para desenvolver este projeto ao perceber sua imensa sensibilidade ao utilizar recursos gráficos para a compreensão musical das crianças. Outro fato relacionado a meu interesse de pesquisa diz respeito à minha vivência como cantora e como estudante de Design, percebendo diversas conexões entre esses dois mundos e as mediações possíveis entre eles. Conhecemos no meio musical as representações verbais e gestuais, utilizadas geralmente pelo maestro e pelo preparador vocal. A minha ligação com o Design faz com que eu constantemente busque uma linguagem de cores e formas, onde possa compreender com mais clareza o que pede cada fraseado musical, ou uma mudança de tempo, ou onde meu timbre se encaixa em determinado momento da música e qual a sua função. Percebi, ao longo do tempo, que as referências visuais nesse caso apresentam um resultado tanto compreensivo quanto sonoro - mais rápido e preciso para quem está fazendo a leitura de uma partitura, melhorando a comunicação entre maestro e músicos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF