Título: | SERIGRAFIA: PROCESSO AUTÔNOMO DE CRIAÇÃO | ||||||||||||
Autor(es): |
FLAVIA AZEVEDO DE CASTRO |
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Colaborador(es): |
THEREZA DE MIRANDA CARVALHO - Orientador AMADOR DE CARVALHO PEREZ - Coorientador CLAUDIA ZARVOS - Coorientador |
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Catalogação: | 21/FEV/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16892@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16892 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A serigrafia se revelou como área de interesse e pesquisa na minha vida acadêmica
desde o momento em que participei, durante um ano e meio, do Programa de Monitorias
no Laboratório de Gráfica da PUC-Rio. Neste período, entrei em contato com profissionais
que dominam o método serigráfico e pude conhecer, a fundo, o universo gráfico-visual
de impressão que esta técnica oferece. Desde então, ficou evidente a falta de conhecimento
das possibilidades de aproveitamento da serigrafia pelos alunos de Design.
Assim, procurei montar uma exposição no Solar Grandjean de Montigny com o objetivo
de aproximar o universo dos alunos e o da serigrafia, fomentando a discussão em torno
das possibilidades gráficas que aproximam a técnica serigráfica das atividades criadoras
do profissional de Design. A exposição foi idealizada, não como um passo a passo didático, mas como um panorama criativo da serigrafia. Fotos, textos, trabalhos e oficina aberta de serigrafia experimental
demonstraram a serigrafia como processo criativo independente e não somente como
reprodução. Para compor um panorama da serigrafia, realizei um trabalho de curadoria com artistas
plásticos de renome que utilizam a técnica, procurando, desta forma, revelar o espaço
próprio da experimentação visual, que é o da Arte. Além de apresentar meus trabalhos
com este processo, criados como peças de design e passíveis de serem reproduzidos
em processos análogos. Por fim, a escolha de montar uma exposição foi mais uma forma de pôr em prática a experiência que obtive na Casa França-Brasil como estagiária em Programação Visual.
Lá pude acompanhar e desenvolver peças para as exposições Arpad Szenes e Vieira
da Silva - período brasileiro (2001); Devoção e Esquecimento - Presença do Barroco
na Baixada Fluminense (2001); Egito Faraônico - Terra dos Deuses (2002); Pelé-
A Arte do Rei (2002); Romanelli - as cores do tempo (2002) e Arte Popular no Rio
de Janeiro (2002).
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