Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: O JAPÃO DO PÓS-GUERRA: A CATARSE DA TRADIÇÃO E DA MODERNIDADE EM YUKIO MISHIMA
Autor(es): BRUNA BENINI WANICK DE A GUEDES
Colaborador(es): MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA - Orientador
Catalogação: 03/FEV/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16832@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16832
Resumo:
O Japão do pós-guerra, destruído e estremecido moral e espiritualmente, foi ocupado pelas forças militares americanas que promoveram o reerguimento do país primeiramente em moldes políticos e depois sociais e econômicos pelo medo do avanço do socialismo na Ásia com o fim da Segunda Guerra Mundial; o Japão, de inimigo torna-se aliado dos americanos. Estes defendem uma nova Constituição ao país que será subtraído militarmente e emocionalmente; o início de uma rejeição à tradição em detrimento da novidade, a inserção do Japão a uma modernidade forçada. Importantes valores aos japoneses permanecem olvidados no pós-guerra. Crítica de Yukio Mishima à incipiente nova sociedade japonesa tendo como base o manuscrito Hagakure, de Tsunetomo Yamamoto, que à sua época também criticara severamente o corrompimento dos samurais. Mishima reage ao tipo de país que o Japão se tornara, uma tensão entre os valores tradicionais samurais e a modernidade. A importância na questão da morte para a sociedade japonesa que enfraquece seu significado em vista dos novos tempos. Yukio Mishima e um pouco da trajetória de sua vida como escritor; sentimento de deslocamento e obsessão pela morbidez da morte; sua frustração diante de um Japão irreconhecível e enfraquecido espiritual e moralmente.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF