Título: | O DIREITO AUTORAL À EXIBIÇÃO PÚBLICA NA OBRA CINEMATOGRÁFICA. ARRECADAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO | ||||||||||||
Autor(es): |
PEDRO BELCHIOR COSTA |
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Colaborador(es): |
REGINA COELI LISBOA SOARES - Orientador |
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Catalogação: | 04/JAN/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16697@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16697 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente monografia adota como tema a defesa da observância, na prática, da prerrogativa legal de autores e titulares de direitos autorais em perceber o pagamento de quantia devida em razão da exibição pública da obra cinematográfica da qual tenham participado com sua atividade criativa ou adquirido direitos patrimoniais. Durante todo o desenvolvimento trabalha-se dentro da problemática de uma busca pela gradual melhoria da situação dos autores e titulares de direitos no cinema, pois direito seu deixa de ser observado principalmente em decorrência da inexistência de entidade estruturada e direcionada para arrecadação e distribuição dos valores devidos. Examinam-se os direitos autorais desde seu posicionamento dentro do Ordenamento Jurídico brasileiro, através da análise da Constituição Federal de 1988, bem como os diplomais legais pertinentes, notadamente a Lei n. 9.610/98, passando-se à caracterização da obra cinematográfica, para, ao final possibilitar-se conclusão no sentido da criação de entidade arrecadadora, submetida à devida supervisão governamental e apoiada por alterações legais sugeridas. Objetiva-se, por fim, contribuir para a evolução do cinema nacional, garantindo-se ganho considerável a própria sociedade moderna.
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