Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O MOVIMENTO MANGUEBEAT
Autor(es): ROGER DOS SANTOS ALMEIDA
Colaborador(es): MARIA DA GRACA S SALGADO - Orientador
Catalogação: 08/SET/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16255@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16255
Resumo:
O grupo Chico Sciense & Nação Zumbi uniu elementos globais e regionais, juntou tradição com modernidade, misturou côco e embolada com rock, maracatu com hip hop. Este hibridismo musical foi a síntese do Movimento Manguebeat, surgido em Recife no início da década de 1990. Os principais temas desenvolvidos neste trabalho foram a relação do movimento com a globalização, com a antropofagia cultural e com a obra Homens e Caranguejos de Josué de Castro. Desta análise é possível compreender as principais motivações do Manguebeat. O trabalho tem como fonte as músicas de Chico Sciense & Nação Zumbi, assim como os manifestos publicados para o movimento.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF