Título: | O MOVIMENTO MANGUEBEAT | ||||||||||||
Autor(es): |
ROGER DOS SANTOS ALMEIDA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARIA DA GRACA S SALGADO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 08/SET/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16255@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16255 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O grupo Chico Sciense & Nação Zumbi uniu elementos globais e
regionais, juntou tradição com modernidade, misturou côco e embolada com rock,
maracatu com hip hop. Este hibridismo musical foi a síntese do Movimento
Manguebeat, surgido em Recife no início da década de 1990. Os principais temas
desenvolvidos neste trabalho foram a relação do movimento com a globalização,
com a antropofagia cultural e com a obra Homens e Caranguejos de Josué de
Castro. Desta análise é possível compreender as principais motivações do
Manguebeat. O trabalho tem como fonte as músicas de Chico Sciense & Nação
Zumbi, assim como os manifestos publicados para o movimento.
|
|||||||||||||
|