Título: | CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA ONGS AMBIENTALISTAS | ||||||||||||
Autor(es): |
MARLY CRUZ DE AGUILAR |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARCOS COHEN - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 28/JUL/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16009@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16009@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16009 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A pesquisa teve por objetivo identificar as estratégias de captação de
recursos financeiros utilizadas por ONGs ambientalistas. A pesquisa
caracterizou-se como de campo e bibliográfica. A amostra selecionada foi
composta de seis ONGs ambientalistas que têm sede no Estado do Rio de
Janeiro. Dirigentes das ONGs selecionadas responderam um questionário
aberto com questões sobre suas práticas de captação de recursos financeiros,
as facilidades e barreiras encontradas para esta atividade, bem como sobre a
prestação de contas. De acordo com o resultado da pesquisa, as principais
estratégias utilizadas pelas ONGs ambientalistas da amostra na captação de
recursos financeiros foram: criação de projetos próprios apresentados a
potenciais financiadores; uso dos funcionários e voluntários para fazer contatos
com pessoas influentes dentro das empresas para ser potenciais financiadores;
contato pessoal do dirigente da ONG ou pela área de Marketing, feito através de
pesquisas e acompanhamento do mercado atual. Os principais fatores que
facilitam as ONGs da amostra na captação de recursos financeiros são
referências de projetos bem sucedidos, know how e missão bem definida. As
principais barreiras encontradas por elas foram: falta de interesse por parte das
empresas e da sociedade em geral em agir a favor do meio ambiente, burocracia
e falta de incentivos fiscais e incompatibilidade da missão com os interesses dos
financiadores. A prestação de contas das ONGs ambientalistas estudadas é feita
anualmente por meio de relatórios físicos e financeiros, relatando todas as
atividades que a ONG desenvolveu durante o ano inteiro, principalmente os
resultados dos projetos e como foi feita a distribuição dos recursos captados por
elas. Em geral, existe uma confiança mútua entre as ONGs ambientalistas e as
empresas que patrocinam seus projetos. Esta relação de confiança é
estabelecida com o tempo, normalmente por meio de sucesso com projetos
anteriores.
|
|||||||||||||
|