Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: IDENTIFICAÇÃO DE PARÂMETROS PELO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS NÃO LINEAR
Autor(es): ROBERTA DE QUEIROZ LIMA
Colaborador(es): RUBENS SAMPAIO FILHO - Orientador
Catalogação: 29/JUN/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15832@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15832
Resumo:
Foi desenvolvido um programa computacional em Matlab que faz a identificação de parâmetros pelo método dos mínimos quadrados não lineares. São identificados os parâmetros da curva de variação no tempo da taxa de absorção de oxigênio (V O2 (t)) de uma pessoa durante a realização de exercício físico. O exercício possui carga constante e sua intensidade é classificada como pesada ou severa. Os valores de vO2 são medidos através do processo de ventilação pulmonar. Na literatura, a variação da taxa de V O2 para exercícios de intensidade pesada severa é modelada por três funções exponenciais seqüenciais. Cada uma dessas funções é identificada como uma fase fisiológica distinta: fases I, II e III. Elas representam a resposta do organismo ao aumento do metabolismo energético. E refletem o ajuste sistêmico que ocorre entre os sistemas respiratório, Cardíacos, vasculares e musculares, responsáveis pela captação, transporte e utilização de O2. O ajuste matemático das três fases exige a identificação de nove parâmetros, incluindo os instantes de tempo em que há a mudança das fases I para II e II para III. O método escolhido para fazer-se o ajuste pelos mínimos quadrado não linear foi Levenberg-Marquardt.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF