Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: GERAÇÃO DE MALHAS NA MODELAGEM DE ESTRUTURAS FLUTUANTES
Autor(es): BRUNO DE BARROS MENDES KASSAR
Colaborador(es): MARCELO DE ANDRADE DREUX - Orientador
LUIZ CRISTOVAO GOMES COELHO - Coorientador
Catalogação: 29/JUN/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15823@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15823
Resumo:
A geração de malhas é uma etapa crucial na modelagem de qualquer estrutura. Ela interfere diretamente na visualização do modelo e nas análises que porventura venham e ser feitas com ele. Nos problemas de modelagem de navios e plataformas, estamos interessados em malhas superficiais que representem bem a estrutura e ao mesmo tempo aficientes. Neste trabalho apresento um algoritmo que gera malhas superficiais não regulares baseado nas curvaturas locais ao longo dos domínios paramétricos das superfícies. A qualidade da malha é avaliada por dois critérios. Um deles leva em conta a variação das normais e outro leva em conta a distancia de cada aresta gerada a um ponto da superfície representando por essa aresta. O algoritmo proposto aqui é uma variação do algoritmo clássico de quadtree, que é bastante difundido em Computação Gráfica para problemas como esse. Este trabalho foi desenvolvido com foco em superfícies para cascas de navios, mas pode ser aplicado para diversos problemas de Engenharia.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF