Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: IBOVESPA E TERM SPREAD COMO POSSÍVEIS INDICADORES ANTECEDENTES DO NÍVEL DE ATIVIDADE BRASILEIRO
Autor(es): LAURA CANDIDO DE SOUZA
Colaborador(es): MARCELO CUNHA MEDEIROS - Orientador
Catalogação: 09/JUN/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15756@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15756
Resumo:
Este trabalho analisa o poder preditivo do IBOVESPA e da inclinação da curva de juros, o term spread, para o nível de atividade do Brasil. Para isso, usamos dois modelos. No primeiro, a variável dependente é o hiato do Produto Interno Bruto (PIB) dessazonalizado e utilizamos o método de mínimos quadrados. No segundo modelo, a variável explicada passa a ser binária, que indica quais são os períodos de recessão da economia brasileira. Os resultados encontrados para o índice de ações é o esperado pela literatura. Ou seja, seu efeito postivamente correlacionado com o nível de atividade é mínimo, porém muito significante. Por outro lado, encontramos uma relação inversa ao esperado para o term spread. No Brasil, essa relação é negativa. As explicações para isso dependem do período analisado. Antes de 2003, foi devido às respostas da política monetária às crises internas e externas. Depois desse ano, há outros possíveis fatores que explicam essa relação, como a convergência para a meta de inflação e o aumento dos preços das commodities mundias.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF