Título: | O PROJETO PAIM E O DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL | ||||||||||||
Autor(es): |
ISABELLA BEDANTE DO NASCIMENTO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ROGERIO LADEIRA FURQUIM WERNECK - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 09/JUN/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15754@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15754 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho tem por objetivo analisar as propostas para solução do déficit da
Previdência Social nos últimos anos. Mais especificamente, de 2003 para cá. O ponto de
partida é a descrição histórica da Previdência Social no Brasil para que se entendam as
origens do sistema até se chegar à forma como ele é nos dias atuais. A seção dedicada à
Evolução do déficit mostra as causas estruturais do aparecimento das discrepâncias e
suas controvérsias como observadas hoje. Especial atenção foi dada ao que se
convencionou chamar de Projeto Paim, por representar um movimento persistente no
sentido de aprovação de projetos que impactam profundamente a situação das contas da
Previdência. A necessidade de reforma, seu conteúdo e forma de fazê-la são itens
discutidos na seção dedicada à análise prospectiva, onde também se discutem algumas
soluções sugeridas. Na conclusão do trabalho evidencia-se a necessidade da reforma
previdenciária, tendo em vista a forte mobilidade demográfica da população brasileira
nos próximos anos.
|
|||||||||||||
|