Título: | O MERCADO DE TELEFONIA CELULAR NO BRASIL, A COMPETIÇÃO ENTRE AS OPERADORAS E O IMPACTO DA PORTABILIDADE NUMÉRICA | ||||||||||||
Autor(es): |
TANIA MARIA DE SIQUEIRA |
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Colaborador(es): |
JOAO MANOEL PINHO DE MELLO - Orientador |
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Catalogação: | 07/JUN/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15740@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15740 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O Mercado de telefonia móvel é um mercado altamente competitivo, dinâmico e que
de certa forma nos permite observar a evolução do comportamento de consumo da população
dado a renda per capita de cada país. No caso deste trabalho, estaremos analisando e
observando o mercado brasileiro de telefonia móvel.
O mercado brasileiro de telefonia móvel atua sob certas circunstancias peculiares.
Fatores como legislação vigente, comportamento dos consumidores e das firmas
participantes determinam os resultados desse jogo de complexa análise.
Apesar de o mercado ser dividido por sete holdings, considerei apenas as principais
holdings atuantes no Brasil: Claro, Tim, Vivo e Oi (No caso da Oi, considerando o número
consolidado com a Brt) para analise de efeitos. Para uma análise um pouco mais aprofundada
do impacto da competição sobre informação assimétrica consideraremos em alguns itens a
presença a Nextel, empresa que apesar de não ser regida pelas regras de SMP (serviço de
telefonia móvel), compete com um produto substituto quase perfeito e abocanha uma fração
do mercado considerada cliente de alto valor (tem um gasto médio mensal elevado).
Serão feitas dois tipos de análises: uma do mercado como todo e a competição desse
oligopólio e uma análise dos efeitos da portabilidade numérica sobre essa já ferrenha
competição. No capítulo 2 será desenvolvido um breve resumo da história da telefonia móvel no
Brasil, a fim de contextualizar o cenário a ser estudado. No capítulo 3 traçaremos um perfil mercadológico do mercado de telefonia celular atualmente. Participação de cada empresa, uma breve análise de foco, promoções e quais os objetivos aparentes. No capítulo 4, busco estudar a competição no mercado de telefonia móvel. Mostrar o impacto que a omissão de dados de base de clientes e outras informações relevantes causa para a competição no mercado no caso de considerar a Nextel como concorrente no mercado de telefonia celular. Haverá também uma análise dos tipos de leilões analisados aqui no Brasil. No capítulo 5 serão discutidos os impactos da portabilidade numérica no mercado de telefonia móvel. Impactos em subsídio, em tarifas, números da base, números de churn,
adições líquidas e penetração serão explicitados e analisados. Por fim, no capítulo 6 há a conclusão do trabalho. Esse trabalho visa analisar este mercado tão complexo e dinâmico, usando como base
dados extraídos dos números divulgados pela Anatel5 e pela ABR Telecom (entidade
administradora da portabilidade numérica no Brasil).
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