Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ESTIMAÇÃO DA ELASTICIDADE DO DESEMPREGO EM RELAÇÃO AO PRODUTO: OS CASOS DO BRASIL E ESTADOS UNIDOS
Autor(es): MAINNI AMORIM BARCELLOS DIAS
Colaborador(es): MAURICIO CORTEZ REIS - Orientador
Catalogação: 07/JUN/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15738@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15738
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar a elasticidade da taxa de desemprego em relação à taxa de crescimento do produto interno bruto ao longo do tempo. O estudo se estende aos casos do Brasil e dos Estados Unidos, tendo, como base de análise, o período compreendido entre os anos de 1930 e os dias atuais. Inicialmente, são discutidos aspectos teóricos do tema, com uma revisão da literatura acadêmica especializada. Há a distinção entre as diferentes definições de desemprego utilizadas, na prática, pelos dois países em questão, bem como a definição acadêmica teórica, que pode ser encontrada nos manuais de Macroeconomia. Também são definidos, neste capítulo, conceitos e os principais aspectos da taxa de desemprego natural, ciclos econômicos e recessão econômica. Na segunda parte do trabalho, é analisado o comportamento da taxa de desemprego e sua relação com o nível de atividade antes, durante e depois das principais recessões ocorridas desde a década de 1930 no Brasil e nos EUA. Os motivos de cada crise são abordados juntamente com suas maiores conseqüências para essas economias. As principais recessões citadas nesse trabalho são a Grande Depressão, a de 1990, 2001 e a atual crise financeira. Na última etapa da monografia, um modelo econométrico é elaborado a fim de estimar a elasticidade da variação da taxa de desemprego em relação ao crescimento do PIB. Como já dito anteriormente, serão feitas duas regressões separadamente: uma para o Brasil e a outra para os Estados Unidos. Além disso, serão realizados dois testes econométricos a fim de verificar a robustez dos modelos em questão.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF