Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: COMPARAÇÃO ENTRE A UTILIZAÇÃO DE CORE INFLATION E HEADLINE INFLATION COMO META PARA A INFLAÇÃO
Autor(es): LUIZ FELIPE DE SOUZA DOS SANTOS
Colaborador(es): MARCIO GOMES PINTO GARCIA - Orientador
Catalogação: 07/JUN/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15737@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15737
Resumo:
O presente trabalho se propõe a comparar a utilização da Core Inflation e da Headline Inflation como meta no sistema de metas para a inflação. Considerando a importância que a meta tem para este framework, dado que ela procura balizar as expectativas dos agentes econômicos em relação à inflação futura, este trabalho procura listar as características que são vantajosas ou perniciosas para a utilização como meta de cada uma destas duas formas de medir a inflação. Considerando que a idéia da Core Inflation é reduzir a variância da inflação de forma que seja observada só a tendência induzida pela política monetária, ela s posiciona como um forte candidata a meta. Mas há também que se levar em consideração que a manutenção da estabilidade e de níveis baixos da Headline Inflation é o objeto último da política monetária sob o sistema de metas para a inflação, também se mostra necessário entender as vantagens e desvantagens de utilizá-la como meta. O presente trabalho, além de listar as características previstas na teoria para cada uma das formas de medir a inflação, procura ver se elas têm fundamento estatístico e por último faz uma difícil comparação entre os resultados dos países que usam Core Inflation como meta e os que usam a Headline Inflation.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF