Título: | PRIVATIZAÇÃO DE AEROPORTOS: LIÇÕES PARA O BRASIL | ||||||||||||
Autor(es): |
CARLOS EDUARDO CORTELAZZO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARINA FIGUEIRA DE MELLO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 02/JUN/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15728@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15728 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Aeroportos são estruturas essenciais para o sistema de transporte aéreo, pois
proporcionam a infraestrutura necessária para transportar cargas e passageiros.
Basicamente, um aeroporto é composto por uma variedade de serviços e atividades que
vão desde pistas de aproximação, pouso e decolagem a serviços comerciais como
hotéis, restaurantes e lojas diversas. Além disso, um aeroporto tem grande importância
estratégica para uma região, pois pode incentivar o desenvolvimento econômico. Apesar
disso, os aeroportos podem levar a externalidades negativas associadas a questões
ambientais (barulho, etc.). O objetivo deste trabalho, é analisar o que foi feito em outros países que privatizaram seus aeroportos e de que maneira essa transferência de um monopólio público para o
setor privado foi feita para proteger os interesses dos agentes envolvidos. A primeira
parte trata dos benefícios da privatização. Em seguida veremos a teoria da regulação de monopólios naturais e aplicação desta para os aeroportos da Inglaterra e do México, tendo como referência os aeroportos da região oeste deste país. A criação de um novo marco regulatório e a privatização podem ser a saída para os aeroportos brasileiros. O plano é observar as falhas das experiências anteriores e aprender com elas. Os acertos observados devem ser replicados para o caso brasileiro,
com as devidas adaptações.
|
|||||||||||||
|