Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: O CASO DA MRV ENGENHARIA
Autor(es): ANTONIO CAMPOS ALVES DE BRITO
Colaborador(es): MARIA ELENA GAVA REDDO ALVES - Orientador
Catalogação: 02/JUN/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15723@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15723
Resumo:
A popularização da bolsa de valores, assim como as oscilações de curto prazo do mercado, levam a uma crescente procura por métodos de avaliação de empresas que, num prazo maior de tempo, possam nos ajudar na tomada de decisões e na escolha entre os diferentes ativos disponíveis no mercado financeiro. Isto pode ser evidenciado pelo número de livros e pela procura de instituições financeiras por analistas que possam realizar alguma previsão sobre o preço das ações. O tema também é de fundamental relevância para o ramo de fusões e aquisições, corporate finance e private equity. Ao longo da primeira parte deste trabalho, o objetivo é abordar questões relevantes ao tema de avaliações de empresa, citando autores e gestores reconhecidos e sempre que possível exemplificando com empresas de capital aberto. Na segunda parte, será feito uma avaliação por Fluxo de Caixa Descontado da empresa MRV Engenharia. A recente queda das taxas de juros internas, a procura por ativos voltados para o mercado doméstico, a maior facilidade de acesso ao crédito por parte de pessoas físicas, o alto déficit habitacional da população e o programa de auxílio governamental para construção de casas populares levam à importância de se analisar as principais empresas do setor. O setor de construção civil tem tido cada vez mais representatividade na composição do Ibovespa e no volume relativo negociado diariamente. Contudo os desafios também são enormes, principalmente em função do pouco tempo de Bolsa das maiores empresas e da necessidade em encontrar mecanismos de avaliação que se encaixam para empresas do setor. A dependência deste setor em relação ao desempenho da economia e a oferta de crédito também são fatores determinantes. Na terceira e última parte será feita uma análise comparativa por múltiplos das quatro principais empresas do setor.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF