Título: | A INFLUÊNCIA DO CRESCIMENTO DOS CARTÕES DE CRÉDITO SOBRE A INADIMPLÊNCIA E A EFICIÊNCIA DOS MODELOS DE CREDIT SCORE PARA CRÉDITO DIRETO AO CONSUMIDOR. | ||||||||||||
Autor(es): |
THIAGO MUBARAC CASSITAS |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARCO ANTONIO FREITAS DE HOLLANDA CAVALCANTI - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 01/JUN/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15712@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15712 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O mercado de crédito é caracterizado por um racionamento de crédito no
equilíbrio de longo prazo. Para Stiglitz e Weiss (1981), esse excesso de demanda
decorre do fato deste mercado ser fortemente influenciado por um ambiente de
informação assimétrica, que acaba por inviabilizar que o sistema de preços gere um
mecanismo de perfeito equilíbrio entre oferta e demanda.
Com a estabilização da economia no Brasil a partir do Plano Real, o mercado de
crédito nacional pode enfim desenvolver-se. Em um ambiente com menores incertezas
macroeconômicas, as instituições financeiras voltaram a ter interesses sobre o
financiamento de longo prazo das famílias que, por sua vez, aumentaram a demanda por
crédito no país. Para atender o apetite da população brasileira por produtos financeiros
que viabilizassem a expansão do consumo de novos bens, os bancos desenvolveram
novos produtos que, em parceria com as grandes redes de varejo, puderam prover
crédito para esse tipo de financiamento.
O objetivo deste trabalho é analisar os impactos do início de uma operação de
cartões de crédito de marca própria sobre o produto mais tradicional do mercado de
crédito brasileiro, o Crédito Direto ao Consumidor - CDC. Nosso foco é, portanto,
examinar as conseqüências do convívio desses dois produtos de crédito sobre o
comportamento da inadimplência e dos modelos de análise objetivas de concessão de
crédito de CDC nos estabelecimentos varejistas no Brasil.
|
|||||||||||||
|