Título: | IMPACTOS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS SOBRE QUALIDADE DO ENSINO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E ELEIÇÃO PARA DIRETORES NO BRASIL | ||||||||||||
Autor(es): |
THALITA OLIVEIRA GULIN |
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Colaborador(es): |
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL - Orientador |
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Catalogação: | 27/MAI/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15672@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15672 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta monografia foi inspirada no projeto de lei apresentado pela senadora Ideli
Salvatti que visa tornar obrigatória a eleição como método seletivo para os diretores de
todas as escolas públicas do país. O principal objetivo dessa proposta política é
implementar de forma mais efetiva a democratização do ensino público, no entanto,
queremos testar se a mesma pode ou não ter um efeito positivo sobre o desempenho dos
alunos.
Utilizando os dados de 2007 para o Brasil sobre as escolas, alunos, professores e
diretores conseguimos estimar o efeito que o fato de o diretor ter sido eleito tem sobre o
desempenho escolar. Apresentamos as principais estimativas controlando para diversas
combinações de variáveis para mostrar a robustez dos resultados.
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