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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: IMPACTOS DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS SOBRE QUALIDADE DO ENSINO: GESTÃO DEMOCRÁTICA E ELEIÇÃO PARA DIRETORES NO BRASIL
Autor(es): THALITA OLIVEIRA GULIN
Colaborador(es): CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL - Orientador
Catalogação: 27/MAI/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15672@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15672
Resumo:
Esta monografia foi inspirada no projeto de lei apresentado pela senadora Ideli Salvatti que visa tornar obrigatória a eleição como método seletivo para os diretores de todas as escolas públicas do país. O principal objetivo dessa proposta política é implementar de forma mais efetiva a democratização do ensino público, no entanto, queremos testar se a mesma pode ou não ter um efeito positivo sobre o desempenho dos alunos. Utilizando os dados de 2007 para o Brasil sobre as escolas, alunos, professores e diretores conseguimos estimar o efeito que o fato de o diretor ter sido eleito tem sobre o desempenho escolar. Apresentamos as principais estimativas controlando para diversas combinações de variáveis para mostrar a robustez dos resultados.
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