Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A ENTRADA DE FUNDOS DE PRIVATE EQUITY NA GESTÃO DE EMPRESAS: O CASO MAGNESITA
Autor(es): PEDRO SALLES MONTENEGRO
Colaborador(es): FABRICIO MELLO RODRIGUES DA SILVA - Orientador
Catalogação: 25/MAI/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15660@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15660
Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo analisar o impacto da entrada dos fundos de private equity no capital e, consequentemente, na gestão de empresas. Analisaremos quais são as mudanças que a gestão destes fundos provoca e como estas podem alterar o valor das companhias. Estes fundos têm representado uma importante e crescente alternativa de financiamento para as empresas brasileiras. Estas obtêm a oportunidade de crescer mais rapidamente, através de um maior nível de investimentos possibilitado pela injeção de capital recebida. No início, abordamos a ação dos fundos de private equity de um ponto de vista mais amplo. Incluímos uma visão geral do setor no Brasil, com o seu histórico e o ambiente regulatório. Adicionalmente, listamos diversos veículos de investimento que podem ser utilizados pela indústria para realizar seus investimentos. Estudamos que, principalmente através de uma diminuição do custo de capital e um aumento de eficiência operacional, grandes fundos de private equity normalmente trazem benefícios às empresas investidas após a entrada na sua gestão, aumentando seu valor percebido. Neste processo, analisamos quais mudanças são normalmente efetuadas nas companhias sob gestão destes fundos. Na segunda parte do trabalho, observamos especificamente o caso da Magnesita, empresa líder na produção de refratários na América Latina que teve seu controle adquirido pela GP Investimentos em setembro de 2007. A GP é uma experiente firma voltada para a atividade de private equity, com um bom histórico de resultados. Após a aquisição e a reestruturação societária e administrativa efetuada pelo fundo, a companhia apresentou forte evolução em termos de eficiência operacional, além de considerável apreciação nas suas ações nos meses subsequentes. Além de analisarmos o que pode ter causado estes efeitos, observamos quais medidas implementadas pela GP podem ter de fato acrescentado valor à Magnesita.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF