Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL E NO MUNDO
Autor(es): MARCELO MANGUEIRA DE F FERREIRA
Colaborador(es): SERGIO BESSERMAN VIANNA - Orientador
Catalogação: 24/MAI/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15653@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15653
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo principal avaliar se o mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) consegue ou não promover o desenvolvimento sustentável. Ele está dividido em três capítulos que exploram: as origens e os elementos institucionais do MDL, as características dos projetos que fazem parte do MDL e as relações existentes entre o MDL e o desenvolvimento sustentável. Através da análise de evidências empíricas encontradas na literatura sobre os impactos do MDL no desenvolvimento sustentável, o trabalho conclui que o MDL, coletivamente, não atua satisfatoriamente no sentido de permitir que os países em desenvolvimento atinjam o desenvolvimento sustentável. Contudo, é observado que existem projetos do MDL que geram benefícios ligados à sustentabilidade. São identificadas três causas principais que explicam a assimetria existente entre os impactos observados na análise individual e na análise coletiva das atividades do MDL: o trade-off existente entre os dois objetivos do MDL, a não incorporação do desenvolvimento sustentável no comércio de emissões e a ausência de um conceito objetivo do que é o desenvolvimento sustentável.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF