Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O PROBLEMA DA INDEXAÇÃO DOS RENDIMENTOS DA CADERNETA DE POUPANÇA EM UM CENÁRIO DE TAXAS DE JUROS DECRESCENTES
Autor(es): CONRADO AMOEDO DE MELLO
Colaborador(es): MARCIO GOMES PINTO GARCIA - Orientador
Catalogação: 18/MAI/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15622@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15622
Resumo:
Há duas possibilidades, ou muda, ou a poupança morre de morte morrida. (Armínio Fraga Neto, ex-presidente do Banco Central do Brasil, Jornal Valor Econômico, 18/03/09) A afirmação acima é bastante elucidativa do cenário que tem se delineado a partir do primeiro trimestre deste ano. Após uma queda brutal na atividade econômica, e nos índices de preços ao final de 2008, as expectativas para a taxa básica de juros foram significativamente ajustadas. Rapidamente as perspectivas convergiram para taxas de juros de um dígito, nunca vistas na vigência do Plano Real. Nesta situação, o rendimento dos títulos públicos se aproximaria da remuneração paga pela Caderneta de Poupança. A Caderneta de Poupança, como existe hoje, é produto de um período em que o país convivia com altas taxas de inflação e de juros. Por ser uma aplicação bastante segura de liquidez imediata, sua remuneração nominal é bastante elevada para padrões internacionais. Portanto, o objetivo desta Monografia será o de mostrar a iminência do problema, analisando detalhadamente suas conseqüências para o Sistema Financeiro Nacional e sugerindo medidas para adequar a Poupança à nova realidade econômica brasileira.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF