Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL: O IMPASSE DA RENOVACAO DAS CONCESSOES
Autor(es): DANIEL ABBUD SARQUIS AIEX
Colaborador(es): DIMITRI MELO RODRIGUES MARTINS - Orientador
Catalogação: 17/MAI/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15614@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15614
Resumo:
Em uma economia, o crescimento só é possível quando insumo, capital e trabalho são empregados de forma conjunta para gerar valor. Ao longo dos anos passamos por algumas fases como a da Revolução Industrial e o advento da Máquina a Vapor movida a carvão que elevaram a capacidade do homem de construir bens finais a partir de matéria bruta. Dentre tantas outras inovações tecnológicas e fontes de abastecimento energético, a eletricidade se configura como um catalisador do avanço econômico e continua tendo um papel importante tanto para o bem estar dos indivíduos em seus lares como para a atividade industrial. Não que o homem tenha inventado a eletricidade, ela já estava presente nos relâmpagos da natureza e no próprio corpo humano, apenas desenvolvemos formas de usá-la como uma forma de energia segura e, de certa forma, barata. Hoje podemos antecipar o resultado da atividade econômica analisando dados de consumo de energia elétrica das indústrias, o que mostra a grande disseminação da eletricidade entre os meios de produção. Diante da situação descrita acima, essa monografia fará uma análise do problema relacionado às concessões de geração que vencem em 2015. O objetivo principal é apresentar uma solução eficiente sob o ponto de vista econômico. No próximo capítulo, serão tratados aspectos regulatórios de geração e organização dos leilões de energia. A seguir, será feita uma análise das concessões sob o ângulo legal e uma apresentação das propostas dos agentes do setor para o impasse. Feito isso, trataremos dos incentivos do governo para querer prorrogar as concessões e vislumbraremos possibilidades de regulação para para a obtenção do preço de energia econômicamente ótimo. Por fim, apresentaremos a Teoria do Agente-Principal de Vickers & Yarrow e um modelo matemático sugerindo que a relicitação é a solução mais eficiente para o impasse.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF