Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: EDUCAR AS CREANÇAS ANORMAES: PRÁTICAS POLICIAIS, MÉDICAS E PEDAGÓGICAS NA INTERNAÇÃO DE CRIANÇAS COM EPILEPSIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Autor(es): ROBERTO CESAR SILVA DE AZEVEDO
Colaborador(es): MARGARIDA DE SOUZA NEVES - Orientador
Catalogação: 18/FEV/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15188@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15188
Resumo:
Essa monografia investiga as relações entre o poder da polícia e o saber médico na detenção, identificação e recolhimento de crianças com epilepsia, tidas como potencialmente perigosas. No Distrito Federal dos primeiros anos do século XX, as que, nos termos da época, eram chamadas de creanças desvalidas eram recolhidas em vários estabelecimentos correcionais ou de assistência, sendo o Hospício Nacional dos Alienados e, neste, o Pavilhão-Escola Bourneville, o responsável por aquelas que necessitavam de cuidados psiquiátricos. O objetivo central do trabalho é compreender como, ao internar as creanças anormaes em geral, e crianças com epilepsia em particular, o saber médico, interligado a outros saberes, promovia o controle e a ordenação do espaço urbano, ao mesmo tempo em que pretendia reprimir a criminalidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF